terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mononucleose


Mononucleose (Febre do Beijo)

Doença infecciosa causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB), que acomete principalmente indivíduos entre 15 e 25 anos e pode ser transmitido pelo beijo na boca, relações sexuais e transfusão de sangue. A transmissão ocorre principalmente no período de incubação que dura de 30 a 45 dias. Uma vez infectada, a pessoa pode permanecer com o vírus no organismo para sempre e, em circunstâncias especiais, ele ainda pode ser transmitido.
Mononucleose é uma doença benigna que pode ser assintomática ou facilmente confundida com outras doenças respiratórias comuns no inverno.
Sintomas
* Dor de garganta;
* Fadiga;
* Inchaço dos gânglios;
* Tosse;
* Perda de apetite;
* Inflamação do fígado;
* Hipertrofia do baço.
Diagnóstico
Fazer o diagnóstico preciso da mononucleose é muito importante porque ela pode ser confundida com doenças causadas por outros vírus e com sintomas semelhantes. Para confirmar o diagnóstico clínico, existe o Monoteste, um exame de sangue que só apresenta resultados confiáveis – a presença de linfócitos atípicos -, quando o paciente tem mais de 4 anos de idade e está na segunda semana da doença, quando passa a acusar.
Vacinação
Não existem vacinas para prevenir a mononucleose.
Tratamento
Como nas demais viroses, não há medicamentos específicos contra a mononucleose. O tratamento se resume em combater os sintomas com antitérmicos, analgésicos e antiinflamatórios, e repouso.
Exercícios físicos estão proibidos e o contato físico deve ser evitado até que fígado e baço voltem ao normal.
Recomendações
* Procure um médico para esclarecer o diagnóstico se apresentar sintomas que possam ser confundidos com os de doenças comuns na época do inverno;
* Evite contato com pessoas que sabidamente estejam com a doença;
* Faça repouso, ingira alimentos leves e muito líquido, se estiver com a doença;
* Prodedimentos básicos de higiene são indispensáveisao tratar dos doentes.
Texto na integra escrito pelo Dr. Dráuzio Varela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por deixar suas impressões sobre o assunto.