terça-feira, 18 de outubro de 2011

Visita ao Centro de Extensão Universitária da PUCRS, na Vila Bom Jesus

No dia 29 de setembro, realizamos uma visita ao Centro de Extensão Universitária da PUCRS, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o atendimento prestado a comunidade, por este Posto de Saúde.
Fomos recebidos pelo Dr.José Francisco Bergamaschi, responsável pelo Centro, desde a sua fundação em 1980.
O Dr. Bergamaschi, como é conhecido por todos, iniciou dizendo que saúde não é só assistência médica, mas psicologia, enfermagem, odontologia, medicina, nutrição, farmácia, etc.
Disse-nos que o horário de funcionamento do Centro é das 7h às 11h e 30min. e das 13h às 17horas e em média são atendidos 110 pacientes por dia pelo 40 funcionários que lá trabalham.
Contou-nos que no início, em 1980, quando chegou por aqui, a Comunidade ainda não tinha água encanada, o que prejudicava ainda mais as questões relativas a saúde.
Pudemos conhecer de que forma é feita a distribuição da população pelos posto da região,que é determinada pelo IBGE.
Para o Dr. Bergamaschi, o mais importante é tratar com a população, com os alunos da Medicina da PUCRS, e acompanhar o crescimento de ambos.
A seu ver esta comunidade é vulnerável do ponto de vista financeiro, social...que vai melhorar com a educação, mas que para isto precisa de um mínimo de saúde.
Os maiores problemas que atingem a população da região são as doenças infecciosas, a hipertensão e o diabetes. Para estes existe o programa dos Acamados, que presta atendimento em casa aos impossibilitados de ir ao Centro de Saúde.
Foi muito bom conhecer o Dr. Bergamaschi e observar o modo responsável e cuidadoso que dirige este Centro de Saúde, bem como saber um pouco mais do serviços disponíveis para a população da região.
Agradecemos sua disponibilidade e atenção!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por deixar suas impressões sobre o assunto.