Fomos recebidos pelo Dr.José Francisco Bergamaschi, responsável pelo Centro, desde a sua fundação em 1980.
O Dr. Bergamaschi, como é conhecido por todos, iniciou dizendo que saúde não é só assistência médica, mas psicologia, enfermagem, odontologia, medicina, nutrição, farmácia, etc.
Disse-nos que o horário de funcionamento do Centro é das 7h às 11h e 30min. e das 13h às 17horas e em média são atendidos 110 pacientes por dia pelo 40 funcionários que lá trabalham.
Contou-nos que no início, em 1980, quando chegou por aqui, a Comunidade ainda não tinha água encanada, o que prejudicava ainda mais as questões relativas a saúde.
Pudemos conhecer de que forma é feita a distribuição da população pelos posto da região,que é determinada pelo IBGE.
Para o Dr. Bergamaschi, o mais importante é tratar com a população, com os alunos da Medicina da PUCRS, e acompanhar o crescimento de ambos.
A seu ver esta comunidade é vulnerável do ponto de vista financeiro, social...que vai melhorar com a educação, mas que para isto precisa de um mínimo de saúde.
Os maiores problemas que atingem a população da região são as doenças infecciosas, a hipertensão e o diabetes. Para estes existe o programa dos Acamados, que presta atendimento em casa aos impossibilitados de ir ao Centro de Saúde.
Foi muito bom conhecer o Dr. Bergamaschi e observar o modo responsável e cuidadoso que dirige este Centro de Saúde, bem como saber um pouco mais do serviços disponíveis para a população da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos por deixar suas impressões sobre o assunto.